Nada é mais assustador do que a suscetibilidade à sedução de nossos corações. Podemos professar piedade e cumprir diferentes disciplinas espirituais durante anos e ao final nos encontrarmos com os corações distantes daquEle que professamos amar e adorar. É imperativo termos uma compreensão clara da nossa real condição.
A sociedade nos apresenta muitos métodos para atingir a auto-consciência como o conhecimento baseado em realizações, avaliações de personalidade e "sintonia" de nossa voz interior. Claro, algumas dessas coisas podem ser úteis em um ponto ou outro, mas nenhuma responde à verdadeira questão dos nossos corações. Segundo as Escrituras, todos esses métodos falham. O apóstolo Paulo diz: "Porque eu sei que em mim (isto é, na minha carne) não habita bem algum" (Rom. 7:18). Esta passagem nos diz que a ideia de nos voltarmos para nós mesmos, ou para nossas ações, para entender melhor a condição de nossos corações é fútil.
Outra armadilha em que podemos facilmente cair é a de nos compararmos com os outros. Comparações são inúteis e extremamente prejudiciais para o nosso bem-estar espiritual.
"De uma maneira só pode um verdadeiro conhecimento de si mesmo ser atingido. Devemos contemplar a Cristo" (PJ 159).
Devemos repousar sobre Sua vida. Precisamos contemplar Sua excelência, pureza e amor diariamente, momento a momento. Aqui reside o segredo de nossa salvação: termos consciência do poder de Cristo e a completa rendição de nossas fraquezas a Ele.
Jessica Rosario
Portadores de Luz lightbearers.com
EUA
Também disponível em: