BLOG DA SEMANA, sobre Patriarcas e Profetas, cap. 12

Neste capítulo, Abraão começa a seguir o direcionamento de Deus, deixando sua cultura e cidade natal e se movendo para o desconhecido. Ele não é propriamente um evangelista itinerante. Não lhe é dada uma grande mensagem a proclamar, como foi dada a Jonas. Mas o que começa a acontecer é uma lenta transformação pessoal, embora o velho comportamento de buscar prioritariamente pelos seus próprios interesses seja algo recorrente em sua vida.

Então, qual parte da reforma de caráter de 100 anos é mais evidente neste capítulo? Se considerarmos que “Todo pecado é egoísmo” (The Workers’ Bulletin, 09 de setembro de 1902), começamos a entender o coração da transformação de Abraão em Gênesis 13:8, 9, quando ele cede o direito de escolha da terra a Ló. Aqui ele exibe um caráter nobre e altruísta. “O espírito de engrandecimento próprio é o espírito de Satanás; mas o coração em que o amor de Cristo é acalentado, possuirá aquela caridade que não busca o seu próprio proveito.” (PP, cap. 12, p. 86).

O processo pelo qual todos nós podemos ser transformados como Abraão o foi também é uma pepita a ser extraída deste capítulo: “Enquanto Cristo habita no coração, é impossível esconder a luz de Sua presença, ou que aquela luz se enfraqueça. Ao contrário, tornar-se-á cada vez mais resplandecente, enquanto, dia após dia, os brilhantes raios do Sol da justiça dissipam as névoas do egoísmo e do pecado que envolvem a alma.” (PP, cap. 12, p. 87).

Kathy Beagles

Andrews University Theological Seminary

Texto original: http://www.revivalandreformation.org/bhp/en/sop/pp/12 (inclui áudio do capítulo)

Traduzido e adaptado por: Jeferson e Gisele Quimelli

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s