Semana de 03-09/07/2016
Que responsabilidade pesava sobre os doze espiões! Eleitos por sua "congregação local" para dar um relatório de viabilidade sobre a missão à qual Deus os chamara, cada espião teve a oportunidade de tanto inspirar esperança e coragem como espalhar destruição e desespero.
Como cristãos, você e eu acordamos todas as manhãs com oportunidades semelhantes. Será que encorajaremos outros a confiar mais plenamente em Jesus e não temer nossos adversários ou falaremos palavras de desânimo, reclamação e amargura?
Os israelitas adultos foram proibidos de entrar na Terra prometida porque a maioria deles foi facilmente seduzida pelo relatório negativo dos dez espiões.
Determinados agora a conquistar Canaã mesmo sem a bênção de Deus, eles mergulharam ainda mais em desastre e derrota. O nome de Deus foi desonrado, e os cananeus foram encorajados.
Infelizmente, o espírito de rebelião e crítica ainda não foi extinto! Como Lúcifer, Corá tinha estado a se opor secretamente à autoridade de Moisés e Arão. Quando ele finalmente falou abertamente em um golpe para derrubar a autoridade civil e religiosa, ele encontrou muitos simpatizantes.
Corá e seus companheiros haviam dito mentiras a si mesmos por tanto tempo que eles realmente se convenceram que estavam fazendo um favor a Deus ao criticar os servos do Senhor e defendendo uma nova ordem das coisas. Mas o Deus que ouve tudo e vê tudo, permitiu que os rebeldes tivessem um final terrível.
Se você foi chamado a uma posição de liderança congregacional ou administrativa, seu trabalho será muitas vezes solitário e desafiador. Mas quando você fala as palavras de Deus, sejam elas impopulares como possam ser, Deus vindicará você!
Cindy Tutsch
Diretora Associada (aposentada) do Ellen G. White Estate