BLOG DA SEMANA, sobre Patriarcas e Profetas, cap. 40 – Balaão

Os acontecimentos da vida de Balaão são bem conhecidos: um profeta, uma vez dedicado a Deus, por amor ao dinheiro teve o coração penetrado profundamente pela raiz do mal. Duas delegações de moabitas vieram – e conseguiram – atraí-lo com dinheiro para que viesse amaldiçoar Israel, isto mesmo após Deus ter claramente dito "não". Uma viagem em um jumento que empacou diante de um anjo destruidor e poupou o irritado profeta da morte certa.

Os três conjuntos de sete altares, que só produziram bênçãos, profundamente tocaram a alma de Balaão, ao contemplar a glória da graça de Deus sobre o Seu povo.

Tristemente, Balaão não cedeu à incrível paciência e misericórdia de Deus, a esmagadora evidência de graça de Jeová para com ele. Cada oportunidade de arrependimento foi rejeitada ao buscar por planos que acabariam por derrubar as defesas de Israel.

Não somente Balaão, mas também Balaque, rei de Moabe, foi o destinatário da longanimidade de Deus, destinada a conquistar o seu coração para Ele. Eram bem conhecidas as notícias da milagrosa libertação de Israel do Egito, a recente aniquilação dos amorreus, e do reino dos gigantes de Basã.

Deus estava conduzindo Seu povo em direção à Terra Prometida, e Balaque temia que o seu domínio seria o próximo a cair.

Ele, também, ouviu as palavras de bênção dos lábios de Balaão sobre a nação de Israel, acampada tranquilamente no sopé da montanha, mas seu coração estava muito endurecido para se submeter ao Deus de Israel. Em vez disso ele buscou por maldições.

Balaão e Balaque receberam amplas evidências de graça e poder de Jeová. Nenhum outro Deus era como Ele. No entanto, a dureza de coração prevaleceu. Terrível é o fim de quem está determinado a abusar e negligenciar a bondade de Deus.

Kevin James
Southern Union Conference, EUA

Texto original: http://www.revivalandreformation.org/bhp/en/sop/pp/40

Tradução: Jeferson Quimelli

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s