BLOG DA SEMANA, sobre Patriarcas e Profetas, cap. 45-46

Após a gloriosa conquista de Jericó pelas mãos de Deus, a derrota dos israelitas em Ai foi lamentável. A causa da derrota pode parecer estranha e muito dura aos leitores modernos: um homem, Acã, tinha desobedecido às instruções explícitas de Deus em Jericó e, por isso, toda a nação de Israel foi punida.

Às vezes pensamos que o décimo mandamento, “Não cobiçarás”, é o menos importante dos dez. No entanto, o pecado de Acã – que estava enraizado na ganância e suas conseqüências terríveis – nos lembra dos efeitos de longo alcance de querer algo que não nos pertence. Quando pecamos, sempre existem consequências. Elas acontecem, não importa quão bem tentemos esconder nossos erros.

A história de Acã também demonstra que, a confissão de pecados somente após que a verdade veio à público, não é arrependimento. Houve remorso, uma tentativa de proteger a si próprio da completa consequência do pecado.

Ainda hoje vemos indivíduos em posições elevadas se recusando a reconhecer a sua culpa até serem forçados a fazê-lo pelas circunstâncias, por vezes causando danos a pessoas inocentes e organizações inteiras, bem como destruindo a própria credibilidade.

Quão melhor seria para todos nós agirmos como Davi, um homem segundo o coração de Deus, que, embora um pecador, sempre assumiu seus pecados e se arrependeu com tristeza sincera e humildade.

 

Carla Baker

Anciã da igreja Adventista Sétimo Dia Spencerville

Maryland, EUA

 

Texto original: http://www.revivalandreformation.org/bhp/en/sop/pp/45-56

Tradução: Jeferson e Gisele Quimelli/Jobson Santos

Disponível também em:

http://www.revivalandreformation.org/bhp/pt/sop/pp/45-46 e https://www.facebook.com/Crede-em-Seus-Profetas-850173131713534/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s