BLOG DA SEMANA, sobre Patriarcas e Profetas, cap. 47-48

Os gibeonitas buscaram a paz e a sobrevivência na ignorância do Deus sob quem foram em busca de proteção. Comumente, as falsas religiões procuram encontrar vantagem ao enganar os deuses. Para os pagãos, seus deuses estavam simplesmente um ponto na escala acima dos humanos e, portanto, exibiam atributos da humanidade caída em personagens caprichosos.

Em contraste, nosso Deus, guardião do nosso concerto é clemente! Josué e demais líderes foram enganados e Deus repreendeu o enganados, mas recebeu os enganadores. Para os gibeonitas, o rebaixamento ao serviço braçal ainda era uma bênção. Suas tarefas envolviam a manutenção e demais assuntos relacionados com o santuário. Como disse Davi, "prefiro ficar à porta da casa do meu Deus [como indigente] a habitar na [rica] tenda dos ímpios." Sl. 84:10, NVI.

Apesar do engano dos gibeonitas, a ocupação da Terra Prometida avançou. As tribos assumiram suas posições divinamente ordenadas. As duas tribos e meia de Gade, Rúben e Manassés decidiram erguer um altar no seu distante território imitando Siló, que deveria ser o único lugar de culto sacrificial. Das demais tribos surgiram inflamadas acusações, cheias de preconceito e raiva de seus irmãos distantes: "Fora com suas cabeças!", foi a resposta imediata. Mas felizmente a sanidade prevaleceu e uma delegação foi enviada para buscar uma avaliação mais equilibrada da situação.

Os acusados tomaram um caminho mais nobre e permaneceram calmos e solícitos, explicando que o altar não era rival ao de Siló, mas meramente simbólico. … um lembrete da conexão destas duas tribos e meia ao todo. "Mesmo sob falsa acusação aqueles que estão corretos podem se dar ao luxo de serem calmos e atenciosos … Os que são movidos pelo Espírito de Cristo possuirão um tipo de caridade que mesmo sofrendo por muito tempo ainda é amável."

Kevin James
PARL Diretor Associado
Southern Union Conference, EUA

http://www.revivalandreformation.org/bhp/en/sop/pp/47-48

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s