BLOG DA SEMANA – sobre Patriarcas e Profetas, cap. 54-55

“Antes de você nascer, Eu o separei.” (Jeremias 1:5, NVI).

Esta promessa foi certamente verdadeira para Sansão e Samuel. Suas mães os prepararam desde o ventre para que servissem ao Senhor. Ambos foram separados para serem líderes de seu povo e cumprissem missões da maior importância.

Infelizmente, à medida que cresciam nas funções para as quais suas mães cuidadosa e piedosamente os desenvolveram, as escolhas de Sansão e Samuel os levaram a caminhos drasticamente diferentes.

A passagem de Samuel para a idade adulta marcou sua transformação em profeta no campo espiritual e em juiz no campo político de Israel. Em contraste, a transição de Sansão para a idade adulta foi marcada pela rejeição explícita de seus votos sagrados de nazireado e – pior ainda – a sua aliança profana com os filisteus – os próprios opressores dos quais Sansão nascera para libertar Israel. Vez após vez, Sansão rejeitou sua vocação para permanecer à parte e inteiramente consagrado à missão designada a ele por Deus, até que finalmente o Senhor o deixou (Jz 16:20).

Sem dúvida, a história de Sansão não era a que Deus planejara para ele. O contraste entre a sua história e a de Samuel é uma lembrança dolorosa e preocupante de que as nossas escolhas têm consequências. No entanto, mesmo na derrota e cativeiro – provocados por suas más escolhas – a graça e o perdão restauraram a força de Sansão e permitiram-lhe cumprir a sua missão final. A graça de Deus é maior do que os nossos maiores erros.

German Rodriguez
Ancião da IASD Spencerville
Maryland, EUA

 

Texto original: http://www.revivalandreformation.org/bhp/en/sop/pp/54-55
Tradução: Jeferson e Gisele Quimelli

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s