Infelizmente, Eli não educou seus filhos de forma tão eficaz como conduziu o povo de Israel. Ofni e Fineas tiveram acesso à melhor educação disponível. No entanto, os jovens além de não seguirem os passos de seu pai, usaram suas posições para obter vantagens. Eli estava tão ocupado servindo a Deus e ao povo de Israel que não conseguiu liderar seus filhos. Paternidade eficaz envolve mais do que um bom exemplo de ética no trabalho e criar oportunidades para uma educação exemplar. Paternidade envolve amor, carinho e disciplina.
Até mesmo líderes poderosos e fortes exércitos precisam da orientação de Deus. Israel decidiu ir para a batalha com os filisteus, sem pedir a Deus para mostrar-lhes que esta era a ação apropriada a ser tomada. Como resultado, 4.000 israelitas morreram na batalha. Em seguida, eles removeram a Arca do Santuário e levaram-na para a batalha com eles. Não só perderam 30.000 homens, e a Arca, a qual nunca deveria ter sido removida do Santíssimo Lugar, foi capturada pelos filisteus.
O sacerdote filisteu colocou a Arca no templo de Dagon. Na manhã seguinte, o sacerdote achou a estátua de Dagon caída e deitada de bruços. Ele cuidadosamente colocou o ídolo em pé em seu lugar apropriado e foi realizar outras tarefas. Na manhã seguinte, o sacerdote, achou Dagon no chão novamente, desta vez quebrado em vários pedaços. Nenhum ídolo pode ficar ao lado do verdadeiro Deus.
Donna Arnold
IASD Spencerville
Maryland, EUA
Texto original: http://www.revivalandreformation.org/bhp/en/sop/pp/56-57
Tradução: Gisele e Jeferson Quimelli