BLOG DA SEMANA, sobre Patriarcas e Profetas, cap. 60

O salmista orou; "Quem pode discernir os próprios erros? Absolve-me dos que desconheço! Também guarda o teu servo dos pecados intencionais; que eles não me dominem!". Salmos 19: 12,13a (NVI).

Infelizmente para o rei Saul, este verso clássico não foi escrito por ele. Foi escrito por Davi, o "homem segundo o coração de Deus." Mas alguns dirão: "Não foi o rei Davi quem cometeu seu grande pecado depois de ter escrito este clássico salmo?" Sim, mas a diferença entre Davi e Saul foi a capacidade de Davi de arrepender-se depois de ser confrontado por Deus através de Seu profeta. O arrependimento de Davi nos leva ao Salmo 51. Não há registro na Escritura de Saul ter experimentado tal arrependimento, ou até mesmo ser um homem de oração. O orgulho de Saul o levou a evitar os profetas de Deus. Em vez de permitir a repreensão que traz arrependimento e perdão de Deus, Saul procurou ao longo de décadas justificar-se, sem arrependimento. Este caminho terminaria com a sua visita à bruxa de Endor e sua morte por suicídio no dia seguinte.

A beleza do Capítulo 60 está em Deus conduzir Seu povo à vitória com apenas dois piedosos homens, Jônatas e seu escudeiro. No final do dia o povo de Deus foi inspirado a salvar a vida de Jônatas, impedindo Saul de realizar seu precipitado juramento.

Como podemos evitar a presunção? Salmo 119:11 declara: "Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra Ti": Jesus disse: "… orai, para que não entreis em tentação." Lucas 22:46. E: "…moverei o teu candelabro do lugar, caso não te arrependas." Apocalipse 2: 5

David Pershall

1º ancião da IASD de Woodlands, Texas

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s