BLOG DA SEMANA 22/01/2017, sobre Profetas e Reis, cap.4

Em química, estudamos oxidação (quando uma substância perde elétrons) e redução (quando uma substância ganha elétrons). Estes sempre acontecem juntos – quando algo ganha elétrons, algo mais perde elétrons. Determinamos cuidadosamente qual substância ganhou elétrons e qual substância os perdeu.

Às vezes, descrevemos esses processos de forma diferente – em vez de nos concentrarmos no que ganhou elétrons e no que os perdeu, nos concentramos no efeito que uma substância tem sobre outra. Referimo-nos ao agente oxidante (que faz com que outra coisa perca elétrons) e o agente redutor (que faz com que outra coisa ganhe elétrons). Se nos concentramos na própria substância, ou no efeito que a substância tem sobre outra substância, a reação química permanece a mesma.

As pessoas são diferentes das reações químicas. Aumentar a atenção para os nossos próprios ganhos e perdas sempre resulta em menos atenção às necessidades dos outros, e diminuir a atenção para as necessidades dos outros sempre leva a diminuição do serviço aos outros. No entanto, quando nos concentramos no efeito que temos sobre os outros, mais atentos estaremos às suas necessidades, levando a um maior serviço aos outros.

Porque fomos criados para servir a Deus, aos outros e ao resto da criação, devemos pensar e agir em harmonia com este propósito. O auto-serviço é uma negação de quem somos. Qual é o benefício de viver para ganhar a riqueza e o status que queremos, só para perder nossas identidades e destinos eternos no processo? Jesus ainda nos pergunta isso. Como vamos responder?

Brent Hamstra
Chefe do Departamento de Química
Universidade Adventista do Sul
Tennessee EUA

 

Texto original: http://www.revivalandreformation.org/bhp/en/sop/pk/4
Tradução: Jeferson Quimelli
Também disponível em: http://www.revivalandreformation.org/bhp/pt/sop/pk/4

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s