BLOG DA SEMANA 16/04/2017, sobre Profetas e Reis, cap. 16 – A Queda da Casa de Acabe

Este triste capítulo traça a queda e destruição da casa de Acabe, que ao final levará à queda da própria nação de Israel. Desde o imaturo e mortal acesso de mau humor que levou à morte de Nabote, aos anciãos que, ao não permanecerem do lado correto se tornaram cúmplices do assassinato de Nabote, esta passagem foca o poder do pecado para destruir os pecadores.

O único destaque positivo nesta história é um oficial de nome desconhecido que trabalhou para outro rei egoísta, Acazias. Tendo aprendido dos erros dos dois oficiais anteriores que tentaram capturar Elias, o humilde oficial se ajoelhou perante Elias e pediu pela misericórdia divina para ele e seus homens. Deus o honrou poupando sua vida e a vida de seus homens.

Ao longo da história de Israel e Judá, Deus, em Sua misericórdia, permitiu que as pessoas continuassem em seus pecados e não os destruiu, mas no caso de ambas as nações um ponto de inflexão ocorre quando o mal se torna excessivo e a justiça é finalmente desprezada. Para Acabe e sua família este ponto de inflexão acontece quando da morte de Nabote. Apesar de Deus não matar Acabe, por conta de Sua tristeza pelo seu pecado, O Senhor pronunciou julgamento sobre sua família.

Ao mesmo tempo que é uma advertência, este capítulo contém uma promessa. O mal pode parecer triunfar, mas Deus detém o real controle da situação e a justiça prevalecerá. Podemos encontrar conforto na misericórdia, amor, e justiça de Deus quando a vida parece desmoronar diante de nós.

Heidi Campbell

Diretora do Instituto Internacional Adventista de Estudos Avançados em Inglês (AIIAS), Filipinas

 

Texto original: https://www.revivalandreformation.org/bhp/en/sop/pk/16 e https://www.revivalandreformation.org/?id=1533
Equipe de tradução: Pr Jobson Santos/Jeferson Quimelli/Gisele Quimelli

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s