BLOG DA SEMANA 18/06/2017, sobre Profetas e Reis, cap. 27-28

O pastor de uma igreja crescente e vibrante disse, certa vez: “O sucesso ou o fracasso dependem da liderança”. Ellen White ressalta esse axioma nos primeiros parágrafos do capítulo 27, onde ela narra a história de Acaz. “Muitos que anteriormente haviam resistido às influências sedutoras de práticas idólatras, estavam agora sendo persuadidos a tomarem parte na adoração de divindades pagãs” (Profetas e Reis, p. 315/322). Apesar do novo rei não forçar seus compatriotas a se envolverem com a idolatria, é inegável a influência que exerceu nessa direção.

Através de seu exemplo, os líderes dão permissão implícita a ações previamente consideradas abomináveis. Os líderes também podem legitimar filosofias ou éticas incoerentes.

Quando comecei a trabalhar como pastor distrital, iniciei um clube de jovens numa igreja que não havia tido um grupo assim antes. Um casal de voluntários ajudaram a “liderar” o ministério incipiente e, nos primeiros dias, eu esperava que eles desenvolvessem uma boa interação com os jovens e não brigassem entre si. Na minha opinião, isso era essencial para aquele ministério ser bem sucedido. Infelizmente, não deixei claro para eles as minhas expectativas. E pior ainda, eu mesmo dediquei pouco tempo à capacitação daqueles líderes.

Com o passar do tempo fui ficando cada vez mais frustrado com aqueles dois líderes voluntários, devido a inabilidade deles de inspirarem aos jovens e se conectarem com eles coração a coração.

Quem me abriu os olhos para o problema foi um membro simples que foi sincero e expôs a sua percepção de que o clube de jovens não estava indo bem. A verdade é que eu havia falhado como líder.

O sucesso ou o fracasso dependem da liderança. E quando a liderança falha, a verdade (Isaías) deve falar ao poder (Acaz).

Kris Loewen
Pastor associado
Igreja da Universidade Walla Walla

Fonte: https://www.revivalandreformation.org/bhp/en/sop/pk/27-28 e https://www.revivalandreformation.org/?id=1542
Equipe de tradução: Pr Jobson Santos/Jeferson Quimelli/Gisele Quimelli

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s