Apenas uma pessoa é mencionada em cada um dos quatro primeiros capítulos do livro de Daniel. Não é Daniel, é Nabucodonosor. Talvez devêssemos pensar sobre como esses capítulos contam a história de Nabucodonosor.
Bem pode ser que o objetivo principal da dieta saudável de Daniel e seus amigos não fosse ajudá-los a aprender o que precisavam aprender, mas ajudar Nabucodonosor a aprender o que ele precisava aprender.
Bem pode ser que o objetivo principal do sonho de Nabucodonosor não fosse proporcionar uma oportunidade para Deus trabalhar com Daniel, mas proporcionar uma oportunidade para Deus trabalhar com Nabucodonosor.
Bem pode ser que o propósito principal do Filho de Deus juntar-se a Sadraque, Mesaque e Abednego na fornalha de fogo não fosse salvá-los, mas salvar a Nabucodonosor.
Quando pensamos no que Deus estava fazendo para salvar Nabucodonosor, conseguimos entender melhor que a história do quarto capítulo de Daniel mostra como Deus rebaixou o rei do seu lugar na Terra para que ele pudesse elevá-lo a um lugar no céu. Deus trabalhou de maneiras poderosas para salvar a Nabucodonosor.
Você já refletiu sobre o que Deus está disposto a fazer para salvar você e usá-lo para salvar outras pessoas?
Brent Hamstra
Professor e Diretor do Departamento de Química
Southern Adventist University