A história de Esdras mostra-nos um homem, impulsionado por sua confiança e fé em Deus, que redefine o destino de seu povo e, assim, contribui para uma reorientação de Israel. O livro de Esdras está dividido em dois tópicos principais: a reconstrução do templo em Jerusalém e a recuperação da vida religiosa em Israel. Este segundo aspecto é particularmente interessante para nós, hoje.
Essa recuperação se torna possível através de uma dependência consciente de Deus. Ouvir e seguir Seu chamado é o que renova nossa vida. A Bíblia não é um livro de leis ou simplesmente uma coleção de conselhos bem-intencionados, mas é a Palavra de Deus que revela Sua capacidade de transformação. Essa capacidade foi experimentada pelos israelitas quando Esdras os levou de volta a Jerusalém.
Podemos também experimentar a glória e a sabedoria de Deus se estudarmos e aplicarmos a palavra de Deus como Esdras. Então veremos que a Bíblia não é apenas um chato livro de leitura, mas uma mensagem viva que mostra a vontade de Deus e nos aproxima dEle. Através de Cristo, temos a possibilidade de estar em contato com Deus em qualquer momento, quer seja para louvá-Lo, pedir perdão ou simplesmente conversar com um amigo.
Henri Haase
Estudante, Universidade Adventista de Friedensau
Alemanha
Texto original: https://www.revivalandreformation.org/bhp/en/sop/pk/50 e https://www.revivalandreformation.org/?id=1562
Tradução: Jeferson Quimelli e Gisele Quimelli