Deus plantou uma vinha chamada Jerusalém no coração da Terra – para que Israel iluminasse o mundo. O sonho de Deus era que pessoas de toda a Terra participassem da Sua vinha.
Por um breve momento, isso realmente aconteceu. Durante o reinado do rei Salomão, pessoas em todo o mundo, incluindo a misteriosa Rainha de Sabá, foram atraídas pela vinha de Deus na terra da promessa.
Mas então tudo isso começou a desmoronar. Quando os líderes de Israel começaram a perder a fé, as pessoas também perderam. A vinha de Deus começou a ser pisoteada pelos homens, fazendo que Deus respondesse: “Que mais se podia fazer ainda à minha vinha, que eu lhe não tenha feito? E como, esperando eu que desse uvas boas, veio a produzir uvas bravas? “(Isaías 5:4). Quando Deus fala sobre Sua vinha produzindo uvas “bravas”, ele usa a palavra hebraica beushim, que significa uvas de mau odor e venenosas.
Então, o que fez com que a vinha de Israel se tornasse podre? Maus líderes. Nunca devemos subestimar o poder dos líderes para o bem ou para o mal. Da mesma maneira que os reis de Israel agiram, assim também Israel agiu. Felizmente, haveria um último Rei de Israel: a Videira Verdadeira, a Água Viva, a Luz do Mundo.
Seu convite e chamado pra você, hoje, é: “Dispõe-te, resplandece, porque vem a tua luz, e a glória do SENHOR nasce sobre ti.” (Isaías 60: 1).
Andy Nash
Professor e Pastor
Southern Adventist University, USA
Texto original: https://www.revivalandreformation.org/bhp/en/sop/pk/59 e https://www.revivalandreformation.org/?id=1568
Tradução: Jeferson Quimelli e Gisele Quimelli
Capítulo da semana em: https://credeemseusprofetas.org/2017/12/16/profetas-e-reis-capitulo-59-a-casa-de-israel/