COMENTÁRIO sobre O Desejado de Todas as Nações, cap. 85-86

Não só Pedro estava arrasado de culpa por haver traído a Cristo, como também perdera a confiança de seus companheiros discípulos. Ele não era mais confiável. Cristo sabia que, para Pedro ser totalmente restaurado ao ministério, precisava haver evidências de renovação do coração. Quando a confiança foi destruída, a transformação deve sempre preceder a restauração.

Por diversas vezes, Cristo perguntou a Pedro: “Você me ama?”

E repetidamente, Pedro não fez ostentações vazias, simplesmente tranquilizou Cristo de seu amor. Pedro não confiava mais em suas próprias habilidades ou reações impulsivas. Ele aprendeu a desconfiar de si mesmo e a se apoiar totalmente no poder que vem de Cristo.

Oh, como foi gentil a restauração que Cristo ministrou. Ele não castigou nem condenou. Fez apenas três perguntas simples, diretas ao coração. Elas restauraram Pedro, tanto aos seus próprios olhos quanto aos olhos dos discípulos.

Assim como Cristo foi gentil com o coração de Pedro, Pedro também se tornou um pastor compreensivo aos que foram confiados aos seus cuidados. Conhecendo as suas próprias falhas horríveis, ele foi gentil com as falhas dos outros. Tendo sido tratado com graça por Cristo, ele estendeu paciência amorosa àqueles que haviam perdido o rumo.

Quanto mais profundamente fomos perdoados, mais ternos e gentis somos com os outros que erram. Quanto mais a graça nos purificou, mais conscientes ficamos de nossas próprias falhas e mais graça estendemos àqueles que ainda estão presos à culpa. Mas se não permitimos que Deus nos envolva na graça, nos tornamos grosseiros em nossos relacionamentos com os outros.

Lori Engel
Capelã (atualmente com deficiências)
Eugene, Oregon, EUA

 

Texto original:
https://www.revivalandreformation.org/bhp/en/sop/da/85-86  
Leitura correspondente no livro DTN: http://ellenwhite.cpb.com.br/livro/index/4/809/817/mais-uma-vez-a-beira-mar
e
http://ellenwhite.cpb.com.br/livro/index/4/818/828/ide,-ensinai-a-todas-as-nacoes

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s