COMENTÁRIO sobre ATOS DOS APÓSTOLOS cap. 50-51

Texto original:
https://www.revivalandreformation.org/bhp/en/sop/aa/50-51

Durante uma conversa com uma amiga psiquiatra, ela comentou que as pessoas muitas vezes agravam a angústia da dor inevitável, provocando sofrimento adicional desnecessário. Ela me contou sobre seu diagnóstico de doença crônica com risco de vida aos 16 anos. Devido à doença, ela teve vários derrames, várias rodadas de quimioterapia, quase perdeu os rins e foi informada de que não passaria dos 40 ou 45 anos. Com 42 anos e saudável, a lição que ela compartilha, além da história de sua recuperação, é sobre suportar a dificuldade sem sofrer  desnecessariamente.

Relendo a experiência de Paulo nas mãos de Nero e a transformação da personalidade de Pedro nas mãos do Oleiro Mestre, eu me pergunto se eles interpretaram suas dificuldades através das lentes da autocensura, da vergonha, do medo ou do desespero. Ambos sofreram privação, rejeição e perseguição. Teriam eles perdido preciosas horas se perguntando se eles seriam culpados por sua situação ou se desgastado com frases como: “Eu nunca vou fazer certo?”, “Meus amigos me deixaram; isso significa que eu sou inútil.” ou “Olhe para mim na prisão! Eu sou um fracasso!”?

Minha amiga médica explicou que atribuir um “significado negativo” à nossa dor causa sofrimento. Paulo aprendeu bem como suportar provações sem causar a si mesmo sofrimento adicional, como evidenciado em sua declaração: “Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação” (Filipenses 4:12 NVI). E Pedro escreveu: “Meus queridos amigos, não fiquem admirados com a dura prova de aflição pela qual vocês estão passando” (1 Pedro 4:12 NTLH)

Minha amiga é uma das pessoas mais alegres e amorosas que eu conheço e ela atribui isso ao fato de que ao passar por dores inevitáveis ela tem escolhido viver feliz sem sofrimento adicional.

Jeanne Van Den Hurk
Revendedora de Antiguidades aposentada
Igreja Adventista do Sétimo Dia de Anderson
Anderson, Carolina do Sul, EUA.

Leitura correspondente no livro AA:
Atos dos Apóstolos cap 50
Atos dos Apóstolos cap 51

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s