COMENTÁRIO sobre O Grande Conflito, cap. 13 – A liberdade nos países baixos

Texto original:
https://www.revivalandreformation.org/bhp/en/sop/gc/13

Quando pensamos na Reforma, os nomes Lutero, Melanchton e Zwinglio logo vêm à mente. Mas ouvimos raramente sobre Menno Simons, Tausen ou os irmãos Petri. Esses homens foram os heróis da Reforma na Holanda, Dinamarca e Suécia. Eles foram influenciados e moldados por Lutero e pela Reforma e levaram a luz do Evangelho para suas pátrias. Na Holanda, a reação do lado romano foi uma das perseguições mais violentas da fé bíblica. Na Dinamarca e na Suécia, por outro lado, o Evangelho encontrou uma entrada relativamente pacífica. A Suécia então se transformou em uma fortaleza do protestantismo. Por meio desses homens, o Evangelho conseguiu uma grande vitória nas terras do norte.

Quais eram as habilidades necessárias? Primeiro, todos eram homens que buscavam a verdade sem medo, independentemente de gastos financeiros ou provações. Eles estudaram a Bíblia, os escritos dos reformadores e até receberam treinamento pessoal (Tausen e Petri). Então eles viajaram para casa e pregaram o que haviam aprendido. Não foi a situação que os fez ter sucesso, foram os esforços deles.

Esses princípios simples podem ser adotados por qualquer um de nós. Nós também podemos examinar as Escrituras como um tesouro escondido e inclusive sermos treinados para compartilhar o Evangelho. Então podemos compartilhar a fé onde quer que Deus nos envie. Na época da Reforma, o Evangelho não precisava de circunstâncias ou métodos particulares, mas de pessoas que estavam dispostas a buscar a verdade com todo o coração e depois passá-la para outras pessoas.

Da mesma maneira, o evangelho pode alcançar os confins da terra hoje. A única questão que resta é: você está disposto a compartilhar o evangelho?

Mario Arambasic
Centro de Mídia Momento, Munique, Alemanha

Leitura correspondente no livro GC:
http://ellenwhite.cpb.com.br/livro/index/1/237/244/a-liberdade-nos-paises-baixos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s