COMENTÁRIO sobre O Grande Conflito, cap. 15 – A Escritura Sagrada e a Revolução Francesa

Texto original:
https://www.revivalandreformation.org/bhp/en/sop/gc/15

Um dos períodos mais escuros da história da terra foi a Revolução Francesa, exatamente o mesmo movimento que deu aos americanos nossa preciosa Estátua da Liberdade. Mas o que levou a essa revolução? E por que esse banho de sangue recebe um capítulo em um livro que normalmente dedica suas páginas a histórias de grandes reformadores?

A resposta é clara. A Revolução Francesa demonstrou o resultado final do Catolicismo Romano. Veja bem, a França, na época dos francos, tinha sido a primeira das tribos proto-européias a abraçar uma igreja estatal. A França foi a primeira nação a enviar cruzadas contra seus próprios cidadãos pacíficos. E a França enviou anualmente a inquisição para várias de suas cidades. Em suma, a igreja teve espaço para agir na França. Foi capaz de matar ou banir os dissidentes. (Inclusive os estados da Carolina do Sul e do Norte nos EUA estiveram inicialmente cheias de fiéis banidos da França.)

E você pode perguntar: qual seria o resultado de 1290 anos de supremacia papal quase irrestrita na França? Seriam instituições católicas pacíficas e estudiosas, com nobres avanços nas artes e nas ciências? Seria uma lealdade eterna à igreja? Não, seria uma rebelião ateísta. O catolicismo, como um sistema igreja-estado, quando é permitido amadurecer completamente, termina em autodestruição.

Portanto a Revolução Francesa é importante para quem vive hoje. Responde a perguntas que precisam ser respondidas. Podemos ver para onde as coisas estão indo, e podemos pular fora dessa onda agora.

Eugene Prewitt
Diretor, Instituto de Treinamento do Leste Asiático, Malásia

Leitura correspondente no livro GC:
http://ellenwhite.cpb.com.br/livro/index/1/265/288/a-escritura-sagrada-e-a-revolucao-francesa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s