COMENTÁRIO sobre O Grande Conflito, cap. 23 – O Santuário Celestial

Texto original:
https://www.revivalandreformation.org/bhp/en/sop/gc/23

Anos atrás, um ex-pastor me disse: “O santuário no céu não pode ser real. Não há sangue no céu.” Ele rejeitou todo o conceito.

De alguma forma, ele nunca entendeu bem a natureza simbólica do santuário e quão perfeitamente o santuário terrestre representa as realidades celestiais finais. O requintado simbolismo é de tirar o fôlego. Por exemplo, os querubins que olham por cima do propiciatório representam os anjos celestiais enquanto se maravilham e refletem sobre como Deus combinou perfeitamente a justiça e a misericórdia no plano da salvação. Em cada detalhe do santuário, Deus combinava um processo celestial com uma realidade terrena. Isso nos ajuda a entender melhor o processo salvífico de restauração levado à efeito por Deus.

Durante dezoito séculos no santuário celestial, Cristo intercedeu em favor de Seus amados filhos perdidos mediante os méritos do Seu sangue, apresentando Suas mãos, pés e lados feridos como evidência de que ele pode fornecer justificação para a salvação. O seu sangue efetuou a purificação.

De alguma forma, meu amigo perdeu o belo simbolismo do santuário. Ele nunca entendeu o belo mistério do mediador ferido, que pagou o preço final para redimir a Seus filhos. Com a intenção de racionalizar tudo a partir de uma perspectiva humana, ele perdeu a mensagem do santuário. Por fim, o sistema do santuário revela o coração de Deus, que formou um plano atordoante e arriscado para restaurar-nos a santa intimidade com Ele pela eternidade.

A mensagem do santuário é um belo vislumbre das intenções amorosas de Deus para o nosso futuro. Seria sensato ponderar o mistério pelo qual os anjos se maravilham. Como Einstein disse uma vez: “Quero conhecer os pensamentos de Deus – o resto são meros detalhes”.

Lori Engel
Capelã (atualmente com deficiência)
Eugene, Oregon, EUA

Leitura correspondente no livro GC:
http://ellenwhite.cpb.com.br/livro/index/1/409/422/o-santuario-celestial,-centro-de-nossa-esperanca

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s